Em C, uma função é uma sub-rotina que contém uma ou mais declarações e realiza uma ou mais tarefas. Em programas bem-escritos, cada função realiza somente uma tarefa. Cada função tem um nome e uma lista de argumentos que receberá. Em geral, pode-se dar qualquer nome a uma função, com exceção de main, que é reservada para a função que começa a execução dos programas.
Uma convenção notacional tornou-se padrão quando se escreve sobre a linguagem C. Haverá parênteses depois do nome da função. Por exemplo, se o nome de uma função é max( ), ela será escrita como max( ) quando referenciada no texto. Essa notação ajudará você a distinguir nomes de variáveis de nomes de funções neste texto. Segue um primeiro programa exemplo em linguagem C:
#include <stdio.h>
void main(){
printf (“Meu primeiro programa em C!!!\n”);
}
Neste exemplo temos a função main( ) que, ao ser executada, exibirá uma mensagem na tela. A impressão da mensagem é executada pela função printf( ) que recebe como parâmetro a mensagem “Meu primeiro programa em C!!!\n”.
A constante “\n” ao final da mensagem significa que o cursor deverá retornar ao início de uma nova linha.
Um novo programa, com o mesmo objetivo, pode ser escrito da seguinte forma:
#include <stdio.h>
void hello(){
printf (“Meu primeiro programa em C!!!\n”);
}
void main(){
hello();
}
Neste novo programa criamos uma função hello( ), responsável por exibir a mensagem. Note que a função hello( ) foi chamada a partir da função main( ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário