Os consoles ou videogames são jogos eletrônicos desenvolvidos para uso doméstico.
Basicamente funcionam acoplados a aparelhos de televisão. Em 1972, Magnavox
Odyssey , após liberação de patentes, Baer conseguiu que a Magnavox
produzisse seu produto. Monocromático e sem som, vinha com overlays, dados, fichas e
dinheiro de brinquedo para aumentar a participação do jogador. Poucas variações de
jogo e planos de marketing errados não impulsionaram as vendas iniciais que pararam
após 100 mil unidades.
Em 1975, Atari Home Pong , apoiada financeira e logisticamente pela
Sears, a Atari inundou o mercado com a versão particular de PONG, seu primeiro
sucesso. O excesso do produto e de similares foi responsável pela primeira grande crise
do mercado.
Em 1976, Fairchild Channel F foi o primeiro console a multiplicar
os jogos por dispositivos de memória externa em cartuchos plásticos. Não permaneceu
muito tempo no mercado devido a pouca variabilidade de jogos e principalmente pelo
preço final dos mesmos.
Entretanto o ano de 1977 é um marco na história dos videogames. Ocorreu o
lançamento do Atari VGS 2600 , o maior fenômeno de popularidade de sua
época, cerca de 25 milhões de unidades vendidas em 5 anos. O VGS 2600 aprimorou a
idéia original de reprogramabilidade do Chanell F para bases mais baratas. O carrochefe
da popularização mundial da marca Atari no mundo também extenuado por uma
ludoteca de quase dois milhares de jogos desenvolvidos por diversas softhouses,
incluindo a dissidente Activision.
O lançamento do Mattel Intellivision em 1980 representava o
concorrente tecnicamente mais poderoso da Atari. O console trazia atrativos como um
sintetizador de voz acoplável e um conversor de modo a fazer com que jogos do VGS
2600 pudessem ser usados nele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário