sexta-feira, 22 de abril de 2016

Desenvolvimento de Jogos 3D - Aula 2.3.1 O crash de 1984

O ano de 1984 representou a segunda e derradeira grande crise do mercado de jogos eletrônicos. A Atari se dissolve e arrasta consigo todo o mercado ocidental de consoles. Os principais motivos de tal crise são:

1. Defasagem tecnológica - Apesar de em declínio desde fim da Era de Ouro em 1980, os jogos para arcade haviam alcançado um incrível grau de qualidade gráfica com uso, inclusive, da tecnologia de vídeo digital. Por outro lado os consoles ainda engatinhavam com tecnologias obsoletas;

2. Crise de conteúdo - Com incontáveis softhouses desenvolvendo jogos para a Atari, muitos não correspondiam em qualidade. Por exemplo, um jogo da Mystique provocou revolta na sociedade americana por apresentar como temática uma proposta pornográfica e violenta contra a minoria indígena;

3. Início da informática doméstica - Visando o grande público e a partir da redução dos preços dos dispositivos eletrônicos a Commodore lança VIC-20, o primeiro microcomputador colorido a superar a barreira de U$ 300,00.

Neste mesmo período no Japão, duas empresas despertam novamente o interesse da juventude: a Nintendo e a SEGA. A Nintendo, uma ancestral fábrica de cartas investe em eletrônicos em meados do século XX e tenta se estabelecer nos EUA com o sucesso de Donkey Kong. Apostando em uma produção iconoclasta própria, na figura emblemática de Miyamoto e em contratos de exclusividade com softhouses a empresa rapidamente se torna a mais respeitada do novo mercado. A SEGA, uma poderosa concorrente da Nintendo avança sobre o mercado oriental com voracidade e tecnologia de ponta. O grande embate entre as duas empresas reaquece o mercado e garantirá a grande batalha pela subexistência dos consoles e do mercado durante a próxima década.

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